3 de Janeiro 

 

Escolhas 

 

Leitura Bíblica: Josué 24.1-33 

 

Eu e minha família serviremos ao Senhor (Js 24.15b). 

 

   A Bíblia dedica um livro inteiro á história de Josué. Em todo o tempo vemos um líder que escolher ouvir a voz de Deus. Quando inicialmente foi chamado, ele não respondeu tão convictamente. Mas então o Senhor lhe disse palavras que se tornariam famosas: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso? Não se apavore, nem desanima, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1.9).

    A partir de então a vida de Josué foi guiada pela escolha em ser forte e corajoso. Pela escolha em crê que o Senhor estaria com ele onde quer que ele andasse. E então chegamos ao capítulo final do livro. O fim da história. E é emocionante ver que a escolha de Josué continua firme. Hoje em dia, “Eu e minha família serviremos ao Senhor” é uma frase que se lê em muitas casas. Em alguns casos foi colocada ali quase como um amuleto. Mas a declaração de Josué tem a força de uma vida que se dedicou a fazer as escolhas certas, baseadas na vontade de Deus.

     Tive orientação de um pastor com quem aprendi que não importa muito se gosto ou não de uma mensagem que ouço ou leio. Importa, sim, o que decido fazer com a instrução recebida. Talvez você já tenha lido muitas mensagens que mexeram com suas emoções. Mas se você não escolher colocá-la em práticas, serão de pouco ou nenhum proveito. Jesus disse em Mateus 7 que aquele que ouve seus palavras e as praticas é como alguém prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Quem ouve, mas não pratica, é como alguém sem entendimento que constrói sua casa sobre a areia.

     Portanto, faça como Josué: ao ouvir a Palavra de Deus, escolha obedecer a ela. Isso fará toda a diferença na sua história. – NE 

 

        No livro de sua vida, cada capítulo é escrito de acordo com suas escolhas.