18 de Janeiro 

 

Qual é o seu sofrimento? 

 

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 11.22-28 

 

Enfrente diariamente uma pressão interior (2Co 11.28). 

 

   Parece que hoje em dia as pessoas não estão acostumadas ao sofrimento. Hoje há comunidades cristãs que pregam uma boa vida para todos os cristãos, sem mencionar que os sofrimentos não só ocorrem também na vida cristã, como constituem parte importante dela.

    Segundo a ótica de muitos, parece que o apóstolo Paulo foi um coitado que padeceu muito sem necessidade. Veja bem, ele foi açoitado e fustigado com varas, foi apedrejado, naufragou três vezes, uma noite e um dia passou exposto á fúria do mar, passando também perigos nos rios, de assaltantes, entre falsos irmãos, chegando a ficar sem dormir, passando fome e sede, tendo que jejuar, suportando frio e até nudez. Tudo isso sem contar as prisões, trabalho e muitas vezes em perigo de morte.

    Essas eram as pressões exteriores, mas além disso enfrentava as pressões interiores, ou seja, a preocupação com todas as igrejas. E aqui o apóstolo Paulo enfrentou também oposição dos cristãos carnais. Ele foi amaldiçoado, mas bendizia; quando perseguido, suportava; quando caluniado, respondia amavelmente. Nem dado momento, ele exclamou: “Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo” (1Co 4.13).

     A  propósito, qual tem sido a intensidade do sofrimento que você tem enfrentado por ser cristão? Já foi açoitado? Passou por naufrágio em que ficasse um dia e uma noite exposto á fúria do mar? Quantas vezes foi preso por causa do evangelho? Ficou alguma vez sem dormir, passando fome e sede, com frio e nudez? Esse mesmo apóstolo, em meio a todos esses sofrimentos disse: “Mas em todas estas cosias somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou” (Rm 12.37). Portanto, não reclame; Jesus venceu o mundo e nós também podemos vencer. – MM 

 

   Os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória vindoura.