27 de Janeiro 

 

Viva! 

 

Leitura Bíblica: Colossenses 1.1-8 

 

Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder (1Co 6.14). 

 

  Em apenas uma geração, a notícia da ressurreição de Jesus se espalhou por todo o mundo conhecido da época. A vida do apóstolo Paulo fora transformada pelo encontro com o Senhor no caminho de Damasco (At 9) e a ressurreição se tornou o enfoque central de sua mensagem.

   Timóteo junto-se ao grupo apostólico ao ouvir a pregação de Paulo (At 16.1-6). Epafras que, provavelmente, estava em Roma com Paulo (Cl4.12) ouviu a mensagem e a pregou em Colossos (Cl 1.7), cidade que Paulo nunca visitou. Sendo uma cidade de tamanho médio, cerca de 600 km do lugar onde  estava o túmulo vazio de Jesus, Colosso estava sendo transformada pela mensagem gloriosa de sua ressurreição. Ainda hoje, dois mil anos passados, esta mensagem continua sendo maravilhosa, por causa dos seus efeitos. Bendito seja o Senhor!

    Os colossenses sabiam que ser cristão era estar em união com Jesus Cristo (Cl1.2) pois “ a vida antiga já passara e uma nova começará”. O objetivo da carta de Paulo aos colossenses era explicar o que significa dizer “nós ressuscitaremos”. Não era fácil, contudo, aprender tudo aquilo que estava implícito. Eis o porquê da carta, que chama a atenção para três realidades novas: 1 UMA FÉ VIVA (v.4) -  os colossenses haviam substituído o paganismo corrente pela confiança no único Cristo ressuscitado; nós também somos chamado para mudanças bem definidas. 2 UM AMOR VIVO (v.48) – nossa vida egoísta deve ser transformada em interesse pelos outros, sustentados pelo Espírito Santo. 3 UMA ESPERANÇA VIVA (v.5) -  deixamos a filosofia do desespero e nos apegamos á confiança no Rei dos céus, que nunca morrerá, pois está ressurreto para sempre. Preste atenção como estas três coisa estão interligadas e dependentes umas das outras; fé, amor e esperança (v.4,5). Ou você acha que alguma delas pode existir sem as outras? – EOL 

 

          Cristo vive: receba dele a vida que vive em fé,

          amor e esperança vivos, fortes e atuantes. Viva!