1º de Fevereiro 

 

Manter confiança 

 

Leitura Bíblica: Êxodo 14.5-18 

 

Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre (Sl 125.1) 

 

     Na jornada cristã muitas vezes enfrentamos desafios assustadores. Por isso, o cristão precisa tomar os devidos cuidados para não parar nesse trajeto ou até recuar diante dos obstáculos.

    Quando o povo de Israel saiu do Egito, ficou encurralado entre o Mar Vermelho na frente e os soldados atrás. Nessa situação, o povo clamou a Moisés por socorro. A resposta de Deus a Moisés foi: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante” (Ex 14.15). Seguir avante para onde? Para o meio do mar?

      Tal passo requeira muita fé e confiança, mas foi o que o Senhor mandou fazer. Vejamos então o que aconteceu: “Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento orientou que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda” (Ex 14.21-22).

      O povo de Israel estava sob grande pressão: sem saída, perseguido pelos inimigos e Deus mandando que seguisse avante. No meio de toda aquela situação, porém, Deus providenciou o impressionante meio de escape que você acabou de ler.

      Qual é a pressão na sua vida? Desemprego? Necessidades básicas no lar? Prestações para pagar, e tudo parece estar fechando? O aluguel está vencido, o dono do armazém começando a negar fiado? Você sai de casa em busca de um emprego, anda o dia todo e todos os dias, batendo de loja em loja, de fábrica em fábrica, mas nenhuma possibilidade aparece. Está é a hora de confiar em Deus e não desistir! O Senhor nos prometeu: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13.5b). Portanto, apesar de todas as pressões, permaneça confiante, porque Deus é fiel. – MM 

   Não abra mão da confiança que você tem; ela será ricamente recompensada.