7 de Fevereiro 

 

Ver e enxergar 

 

Leitura Bíblica: João 9.13-25 

 

Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram (Jô 42.5). 

 

     Já aconteceu de você procurar exaustivamente algo e não encontrar, quando o objeto “perdido” estava bem à sua frente, só que você não enxergava? Pois é, na vida cristã a mesma coisa pode acontecer. Podemos estar olhando sem enxergar, podemos estar procurando tantas coisas sem perceber que o que precisamos está bem claro à nossa vista.

     Ao curar um cego de nascença, Jesus ensina aos seus discípulos e os fariseus que a cegueira física não era o maior problema que alguém podia ter. O maior problema é a cegueira da alma. Os discípulos e os fariseus achavam que o cego era amaldiçoado por ser cego, segundo era o pensamento da época. Que nada! Sua cegueira foi o veículo da manifestação da glória de Deus. Os fariseus criticam Jesus por ter feito a cura num sábado, porque sua religiosidade os cegara para a verdade, para a bondade e para a misericórdia; enfim, eles estavam cegos para Deus. Em vez de se preocupar com a pessoa ( o cego que fora curado), eles se preocupavam com regras e limitações religiosas inúteis.

     O deficiente visual enxerga, sim. Só que de outras formas. Vê o mundo e a vida de outra maneira. Ele se supera porque quer “enxergar”, ainda que seja com as mãos. Mas a cegueira da alma é mais difícil de curar, porque está oculta atrás de olhos que podem ver até um cisco no olho de outros, mas não identificam as toras enormes em seus próprios olhos. Como está sua visão de si mesmo? Como está sua visão de Deus e das pessoas ao redor? Deus quer abrir nossos olhos para que vejamos o que ele enxerga. Para que vejamos como realmente somos e nos deixemos curar de qualquer cegueira existencial pelo toque de Jesus. Então abra bem os olhos e veja o que Cristo está enxergando. Peça que Deus o cure da cegueira espiritual para que você contemple sua beleza e enxergue a vida e as pessoas com novas cores. – WMJ 

 

             Jesus abre nossos olhos para uma nova realidade.