6 de Março

 

Vida redonda

 

Leitura Bíblica: Tito 2.1-15

 

Somos criação de Deus realizada em Cristo para fazermos boas obras (Ef 2.10).

 

    O que é melhor que uma roda quadrada? Resposta de alguém muito vivo: uma roda triangular – ela dá um baque a menos em cada volta. Pode ser, mas talvez não seja bem isso. Uma roda redonda que não dá baque nenhum, é bem mais atraente. E não é só isso: objetos redondos também são mais difíceis de quebrar. Na Idade Média, por exemplo, as torres dos castelos, feitas para defender quem morava ali, eram de preferência redondas. Sem cantos vivos ou paredes retas, os golpes dados para destruí-las não tinham onde pegar e resvalavam. A Bíblia deixa claro que o cristão tem grande inimigo e que será alvo de ataques. Diante disso, quando mais cantos e arestas nossa vida tiver, mais facilmente seremos feridos e destruídos. Não sei qual é sua idade, sexo ou posição social, mas nossa leitura de hoje fala de todas essas condições e lhes dá orientação para levar uma vida redonda, muito mais imune a agressões porque estas não têm onde pegar – resvalam e não dão em nada.

     Uma das palavras que aparecem ali e que melhor resume essa atitude é prudência, ou seja, saber avaliar bem onde se está e o que se faz, buscando o melhor em cada situação, não apenas para mim neste instante, mas para todos os implicados e, se possível, para sempre. Um resultado da prudência que o texto também ressalta é a moderação – tratar das coisas na medida certa, sem fazer  estrago por excesso de energia nem falhar por falta dela, sem tropeçar e cair por excesso de pressa nem perder o trem da vida por dormir no ponto.

     Mas para viver assim não basta ter boas intenções. O texto diz que isso depende da graça de Deus. É ela que traz o perdão para as nossas falhas e desbasta as arestas com que ferimos os outros e que nos expõem aos ataques do inimigo. É uma oferta de Deus para dirigir a nossa vida com o seu amor. Convide-o a fazer isso, ele está esperando. – RK

 

     Arredonde a sua vida, aplicando nela a graça de Deus.