11 de Março

 

Renovando compromissos

 

Leitura Bíblica: Josué 24.19-27

 

Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses (Js 24.16).

 

    Tal como Moisés, Josué reuniu no fim da sua vida o povo de Israel para uma renovação de compromissos diante do Senhor Deus.

    Já dentro da Terra Prometida, Josué convoca o povo para um confronto sobre a questão de servir ao Senhor ou aos ídolos. Foi quando Josué disse aquelas célebres palavras: “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Js 24.14-15). Tanto no tempo de Moisés como no de Josué, o povo reassumiu o compromisso de servir ao Senhor, renovando sua fidelidade ao Deus Todo-Poderoso. De igual modo, cada um de  nós precisa de vez em quando renovar seu compromisso de fidelidade diante de Deus. Isto porque não raras vezes caímos na rotina, e a adoração a Deus não parece ser tão emocionante quanto no começo da vida cristã. A vida cristã é como uma fogueira em que a lenha vai aos pouco sendo consumido, restando apenas cinzas e brasas quase apagadas. Por isso é necessário permitir que o Espírito Santo sopre sobre as vidas acomodadas, removendo as cinzas e reavivando a chama da vida nos corações.

     Diante destas realidades, como está a sua vida espiritual? Está em franca atividade ou entrou na rotina e não há tanto entusiasmo em servir a Deus? Se este for o seu caso, renove você também o seu compromisso de servir a Deus. Permita que a Palavra de Deus traga um novo alento á sua vida espiritual e sirva ao Senhor você também, com toda integridade e fidelidade. – MM

 

    Espere no Senhor e  renove você também o seu compromisso de fidelidade.