16 de Março

 

Confiar e descansar

 

Leitura Bíblica: Salmo 118.8-14

 

Eu lhes farei chover pão do céu (Ex 16.4).

 

     “Nada cai do céu!” Este ditado estimula as pessoas a trabalhar por seus objetivos e sustento porque não se vive de milagres. Até mesmo alguns cristãos nos incentivam com ele a agir precipitadamente! Será mesmo que as coisas não caem do céu, que precisamos agir preventivamente, ou deveríamos antes orar e esperar em Deus?

   Desde o primeiro livro da Bíblia Deus fala em confiar e descansar (nós diríamos relaxar), ensinando-nos a depender dele. Ensinando o povo de Israel o que era confiar e descansar, Deus fez chover pão do céu para alimentá-los, mas impôs uma condição: “O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia”. A desconfiança levou o povo a acumular, mas no dia seguinte estava podre.

    Recebemos de Deus tudo o que precisamos para confiar e descansar no dia de hoje sem ser consumidos pela ansiedade, pelo medo e pela desconfiança do amanhã. A dependência de Deus nos leva ao exercício diário de dependência, oração, entrega, confiança e descanso, pois Deus não antecipa suas misericórdias – ele as renova a cada manhã. Deus não faz empréstimos antecipados e também não dá hoje cartas para serem abertas amanhã; enfim, Deus não abre mão do amanhã porque este pertence apenas a Ele.

     Se hoje o seu coração levanta perguntas do tipo: Como é que vai ser amanha? A resposta de Deus continua a mesma do livro de Êxodo:”Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia” (Ex 16.4).

     Não sei como você vive essa questão de confiar e descansar. Sei, porém, que Deus é fiel, amoroso e generoso, ou seja, que sustentará as promessas feitas. O que pode levantar dúvidas em sua mente é: conseguirei confiar e descansar em Deus? Que o Senhor Jesus nos ajude a não desconfiar do Pai. – MLN

 

     Confiar é semelhante a tecer: com um fio de fé pode-se produzir arte.