25 de Março

 

Ponderações

 

Leitura Bíblica: Marcos 2.13-17

 

Passando por ali, viu Levi sentado na coletoria e disse-lhe: “Siga-me” (Mc 2.14).

 

    Que características teria a pessoa que você escolheria para ser seu amigo, parceiro num projeto, aliado num sonho? Provavelmente alguém semelhante a você. Parece que sempre buscamos nos associar aos nossos “iguais”. Temos a tendência de, em segundo, julgar e rotular pessoas com carimbo de “aprovado” ou “rejeitado”, de acordo com nossas avaliações rasas e preconceituosas.

    Quando Jesus vai escolher seus parceiros de projeto – os apóstolos – ele o faz de maneira inusitada. No texto que você leu, vemos quem era o próprio Levi (mais conhecido como Mateus) e como ele foi escolhido. Um dos mais improváveis de todos, por ser um ‘ traidor da pátria’ (por trabalhar recolhendo impostos dos judeus para o Império Romano) é o alvo do convite de Jesus. E o mais improvável ainda acontece: ele aceita! E a improbabilidade seguinte é que Jesus vai jantar na casa dele com todos os seus amigos publicanos e pecadores, gente bem diferente de Jesus. Fica patente que os critérios de aproximação de Deus destoam bastante dos nossos. Esta passagem da vida de Jesus e sua atitude para com Levi e seus amigos desafia nossa conduta e pressupostos na vida diária. Deus vê coisas que eu vejo: viu Levi! Portanto, eu preciso melhorar minha visão do mundo e das pessoas. Deus ama pessoas a quem eu não amo: amou publicanos e pecadores – gente sem vez dentro da religiosidade dominante daquele contexto. Portanto, eu preciso melhorar meu coração. Deus tem valores que eu não tenho: viu valor no carente, no excluído, no posto à parte, no pecador e no “doente”. Portanto, eu preciso de conversão aos valores eternos do Pai. Da mesma forma como Jesus chamou Levi, ele chama você também. Se eu sou alvo da misericórdia de Deus, todo e qualquer ser humano também o é e, portanto, deve ser alvo da minha ação reveladora do caráter amoroso de Deus para este também. – WMJ

 

    Como eu posso sintonizar minha visão, meu coração e meus valores com os de Cristo?