30 de Março

 

Solidariedade

 

Leitura Bíblica: Hebreus 13.1-3

 

Tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes (1Pe 3.8).

 

     A solidariedade, o ser misericordioso com o nosso próximo, é a atitude mais grandiosa que podemos realizar nesta vida. Quem ama a Deus deve amar seu próximo. É preciso lutar contra o egoísmo tão comum. Facilmente nos distraímos com aquilo que nos agrada. Nosso tempo e dinheiro estão comprometidos com as nossas necessidades. É preciso valorizar mais as pessoas do que as coisas.

    Em nossa vida não basta apenas sermos atraídos pelas festas e por coisas bonitas que alegram o coração. Precisamos olhar para o necessitado, o enfermo, o cansado. Precisamos também chorar com os que choram. Alguma vez você evitou visitar pessoas doentes ou que perderam uma pessoa amada? O sofrimento do outro nos incomoda. E a desculpa mais comum é que não podemos ver ninguém sofrendo. Mas não é esta a razão da visita? A pessoa que sofre precisa saber que os outros se importam com ela, que não está sozinha em seu sofrimento.

       Ou talvez evitamos visitar os que sofrem porque não sabemos o que dizer: No momento, podemos conhecer alguém que está enfrentando um divórcio, ou que perdeu o emprego, ou que tem um membro da família envolvido com a justiça. Nós sofremos por essas pessoas, mas ficamos de longe porque não temos nada para dizer. Mas quem disse que precisamos falar? Saiba que uma lágrima vela mais que mil palavras. Um simples abraço muitas vezes é mais valioso do que todos os discursos do mundo. Ser solidário é algo que não ajuda somente a pessoa que necessita. Aquele que ajuda é grandemente recompensado. O prazer de ir a uma festa pode durar algumas horas. A alegria de ter ajudado alguém durará para sempre. A satisfação recebida por termos feito algo por alguém é realmente muito grande.- HSG

 

   Se alguém próximo está sofrendo, não vamos ficar de fora.