16 Abril

 

Vidas sem rumo

 

Leia -> Timóteo 4:12-16

...seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. [...] dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, á pregação do evangelho e ao ensino... (vv.12-13).

 

      Certa vez conversei com Bernardo, um artista da palavra falada. Ele recita todo o livro do evangelho de Marcos de cor, sem qualquer tipo de auxílio. O evangelho de Marcos é considerado uma obra-prima nos círculos literários. Bernardo leva a mensagem às audiências comuns com ênfase cuidadosa, entonação elaborada e ritmo variado. Ouvi algumas de suas passagens favoritas. Foi fascinante!

         Bernardo questionava se um “pastor ou um padre” deveria acompanhá-lo em suas apresentações. Perguntei-lhe o porquê? Ele respondeu: “Bem, muitas pessoas me procuram após o show com perguntas espirituais e buscam conselhos. Simplesmente, não sei o que dizer-lhes.”

      Há algo interessante na Bíblia, não é mesmo? Deus a utiliza para revelar-se, e orientar as vidas perdidas.

     A igreja de Éfeso também precisava de direção, Os cristãos efésios tinham dificuldades com o liberalismo e o legalismo (1 Timóteo 3:2-3; 4:1-4), e infelizmente os líderes da igreja foram os que mais se desviaram. Bebiam e tornavam-se violentos e gananciosos (3:3); alguns ensinavam enganos sobre a ressurreição (2 Timóteo 2:18), o casamento e comida (1 Timóteo 4:1-4). Em meio ao caos, Paulo instruiu seu aprendiz Timóteo para viver e ensinar a Palavra de Deus. Somente a Escritura oferece a graça que as consciências legalistas precisam e os padrões que estilo de vida libertinos requerem. Como meu amigo Bernardo descobriu, o coração moderno e mundano também precisa de direção. Ele falava do evangelho e corações sedentos vinham buscar orientação.

       A Palavra de Deus trata das necessidades do coração, corrigindo as falhas e preenchendo o vazio. Que a Sua Palavra, hoje, corrija os desvios de nossas próprias almas. Vamos compartilhá-la de forma criativa com um mundo em busca de respostas.

 

-Sheridan Voysey