4 de Maio

 

Ouça

 

Leia ->Êxodo 6:11-13

Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar (v.12).

    

     Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração de homens e mulheres. Como o salmista escreveu: “Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!” (Salmo 4:1).

     Moisés ansiava por um público acolhedor – pessoas que o ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: “Mas os israelitas não vão  acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar...” (Êxodo4:1).

     De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. “Ouve, ó Deus, a minha oração!” clamou. “...Escuta as minhas palavras” (Salmo 54:2).

      Um livro muito útil este tema é Converstion Peace (Conversa sobre Paz) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:

  

  ° Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.

        ° “Viajar” : estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.

       ° Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.

       ° Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.

       ° Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.

    Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos, é importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios (Provérbios 12:15).

 

- Roxanne Robbins