12 de Maio

 

Para o bem

 

Leia-> Romanos 8:26-32

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para  o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano (v.28).

 

    Há pouco tempo, recebi um  telefonema pedindo que fosse ao  prono-socorro do hospital local. Um dos membros da minha igreja tinha se envolvido num terrível acidente, e ao chegar, descobri que ele tinha morrido. As pessoas estavam em prantos. A esposa estava sentada ao lado da cama onde o corpo do marido repousava, abalada demais para falar. Tentei consolá-la e li Romanos 8:28, e a mulher chorava ainda mais. Depois descobri o porquê. Em seu sofrimento, as palavras do versículo que eu lera pareciam afirmar que Deus era responsável pelo acidente – que Ele havia levado o marido dela.

    Romanos 8:28 contém uma das mais amadas e mal compreendidas promessas da Bíblia. É parte de um trecho das Escrituras (8:26-32) no qual Paulo oferece ajuda e inspiração aos que sofrem:

 

  •       Oração. Paulo nos lembra que temos o Espírito Santo que “...vem nos ajudar na nossa fraqueza” (v.26). Jesus o chama de Parakletos – o Advogado, Consolador e Auxiliador (João 14:6), que intercede por nós. Aquele que nos ajuda a orar quando não temos vontade de falar com Deus ou não conseguimos expressar nossos sentimentos em palavras (vv.26-27).

  •       Promessa: Temos a maravilhosa promessa de que “...todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus...” (v.28). Paulo não está dizendo que todas as coisas são boas, porque na realidade sabemos que a vida pode ser dolorosa. Porém, Paulo declara que todas as circunstância da vida são para nosso bem – boas e ruins, alegres e triste.

  •       Propósito. A obra de Deus em nossas vidas tem um rumo – em direção a Jesus. Ele quer que nos tornemos “parecidos com o seu Filho” (V.29). Deus está mais preocupado com o nossa caráter do que com o nosso conforto.

       Deus pode usar todas as nossas experiências de vida para nos tornar mais parecidos com Jesus.

 

-K. L. Sim