17 de Maio

 

Desacelerando

 

Leia-> Gênesis 2:1-3

No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou e todo o trabalho que havia feito (v.2).

 

     Quando o preço do litro da gasolina disparou, notei que as pessoas com quem eu conviva começaram a dirigir em velocidade menos. Ao invés de arrancarem rápido, um número cada vez maior de motoristas começou a adotar a abordagem mais econômica. Quando menos a velocidade maior o rendimento do combustível!

    Eu mesmo tirei o pé do acelerador e comecei a experimentar os benefícios inesperados da desaceleração. Apesar de no início não compreender inteiramente o que estava acontecendo, algo dentro de mim começou a desacelerar também. A caminho do trabalho ou de qualquer loja, percebia que não era mais tão apressado – como se a minha alma estivesse recuperando o fôlego. Foi um alívio surpreendente, mas bem-vendo.

    Somos feitos para descansar. A Bíblia chama isso de “sábado”.  Faz parte do ritmo normal de vida que Deus soprou em nós quando Ele mesmo descansou após  completar a obra da criação (Gênesis 2:2-3). Desde o princípio Deus queria que os seres humanos trabalhassem e realizassem projetos (Gênesis 2:15), mas que também descansássemos.

    A tendência, entretanto, é passar dias e semanas a fio sem qualquer intervalo para o descanso semanal.

    Investir tempo em descanso pode ser um verdadeiro desafio. Neste mundo em ritmo acelerado, é fácil entregar-se à correria da vida e esquecer-se da importância de pisar no freio. Dirigir mais devagar me ajudou a perceber o quando isso me era necessário.

    A maioria de nós precisa exercitar-se para desligar da correria da vida. Se isso significa reduzir a velocidade na estrada, optar por não trabalhar na hora do almoço ou tirar alguns dias de folga para descansar, então precisamos parar, ficar de pernas para o ar e lembrar-se daquele que nos criou. Encontraremos nele nosso descanso final (Hebreus 4:9-10).

 

-Jeff Olson