.12 de Junho

 

Esquecer

 

Leitura Bíblica: Hebreus 6.7-12

 

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês (Hb 6.10).

 

    Pode Deus se esquecer de alguma coisa? Sim, pois ele diz: “Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Jr 31.34). É difícil compreender isso, visto que Deus é perfeito e tem pleno conhecimento de tudo. Porém, ele tem o poder para não se lembrar mais do pecado perdoado. Que alegria é também saber que Deus nunca se esquece de que aceitamos seu Filho Jesus! Na sua eterna e perfeita memória também fica guardado tudo que realizamos como seus filhos segundo sua vontade.

   As pessoas que julgamos mais perfeitas podem esquecer e por isso tornar-se injustas. Amigos nossos em uma cidade interiorana receberam um conhecido deles que veio para um tratamento numa clínica local. Faltavam-lhe até recursos para contribuir para a mesa alguma vez. Depois de um mês, já com a saúde restaurada, ele se despediu rapidamente, de modo que o hospedeiro comentou: “E nem nos agradeceu!”  Esperando o agradecimento normal, sentiram-se injustiçados.

   Sendo Deus absolutamente justo, premiará todo cristão que vive para servi-lo. “Não se esquecerá do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los” (v 10). Conhecemos um casal de cristãos, beirando noventa anos de idade. Andam hoje com muita dificuldade. Quase nunca podem sair, mas animam-se quando lembram os muitos anos que serviram numa igreja, ele dirigindo a escola bíblica dominical, e ambos ensinando classes. Sempre se dispuseram a ajudar em tudo que estivesse no seu poder. Os muitos atos e os conselhos que deram aos irmãos ficam todos registrados na eterna memória do Senhor. Nosso texto anima o cristão a continuar mostrando a mesma prontidão para ajudar os irmãos. E avisa do perigo de se tornar negligente, pois o serviço requer fé e paciência. Cristo diz: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Ap 22.12). – TL

 

    Quem se esquece de Deus só tem a perder.