.15 de Junho

 

Biografias

 

Leitura Bíblica: 1 Samuel 16.1-13

 

O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele (Sl 112.6).

 

    É comum que pessoas contratem escritores que escrevam suas biografias, ou mesmo para que escrevam de pessoas já mortas. Uma biografia tem a finalidade de apresentar e registrar a vida de alguém. O escritor colhe dados da pessoa, entrevista as testemunhas que participaram da sua vida e que presenciaram fatos. Todo um processo é seguido para preencher páginas e páginas de histórias, aventuras e emoções que prendam a atenção dos leitores e que perpetuem a memória da pessoa desejada. Muitas vezes, quando mais cheia de polêmicas a vida da pessoa biografada, maior é a possibilidade de sucesso e de vendas da biografia.

   Mas quem quiser que a sua história seja marcante para as gerações posteriores, deveria ter Deus como centro da sua vida. Muito mais importante do que ter sido autor de feitos magníficos e históricos, é imprescindível que a pessoa tenha sido tomada pelo Espírito Santo de Deus, tenha a consciência que é ferramenta na mão de um Deus vivo.

   Na biografia de Davi consta que antes mesmo do combate com Golias ou de sua história de amizade com Jônatas; ele é encontrado por Deus em Belém, na família de Jessé. Davi entra em cena sendo procurado por Deus – note bem: sua história começa com Deus agindo e não ele próprio. Este é o segredo da biografia de Davi, é Deus quem começa a agir, nunca ele. Nos evangelhos vemos um cego na estrada de Jericó que clama a Jesus dizendo “Filho de Davi tem misericórdia de mim!” (Lc 18.38).

    Depois de muitas gerações, a biografia de Davi era conhecida até por quem não podia ler. É o que acontece com quem espera Deus agir e se rende na primeira oportunidade. Deus procura e convida cada um de nós para começarmos uma história com Ele. Ele está à nossa procura, basta que aceitamos o convite e nos entreguemos a ele. – LM

 

     A biografia de quem teme a Deus é eterna.