.19 de Junho

 

Discípulos

 

Leitura Bíblica: Josué 1.1-18

 

Estou com cento e vinte anos de idade e já não sou capaz de liderá-los... então Moisés convocou Josué (Dt 31.2,7).

 

    Numa recente entrevista sobre violência perguntou-se a uma mãe o que ela atribuía o assassinato de seus dois filhos. Ela responsabilizou apenas o poder público, pois, segundo ela, havia sido a falta de educação, saúde e cultura na sua região e causa do envolvimento de seus filhos com o crime. Interessante é que ela não chegou a admitir alguma responsabilidade sua ou de sua família no fato.

   Tal atitude tem sido muito comum em nossa sociedade, tragicamente começando dentro das próprias famílias: a transferência de responsabilidade. Pais transferem para a escola a disciplina e o ensino elementar de seus filhos, e sua instrução de como viver em sociedade. Infelizmente vemos também cristãos transferindo para escola bíblica ou a igreja a responsabilidade de instruir seus filhos em valores e ensinos bíblicos básicos. No texto lido, o grande líder Moisés chegou ao fim de sua vida e se preocupou em deixar um sucessor para cumprir os propósitos de Deus. Sob orientação de Deus, Josué se torna esse sucessor após ter sido instruído por Moisés, ou seja, Moisés dedicou seu tempo, conhecimento e experiência ao preparo de Josué. Assim como Moisés o ensinou, Deus orienta Josué a obedecer á Lei, para que a promessa da presença de Deus junto dele se cumpra. E Josué passa a ter perante o povo a mesma autoridade que Moisés.

    As gerações vêm e vão, mas a importância da fidelidade a Deus e à sua Palavra se mantém. Quando pensamos em “fazer discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). Pensamos tão longe que nos esquecemos que “as nações” começam dentro de nossos lares. O benefício e a alegria de ver nossos “discípulos” seguindo em frente enquanto partimos é enorme, mas a tarefa é árdua, demanda amor, tempo e dedicação, pois na raiz da palavra discípulo está a palavra disciplina. – CE

 

        A instrução mais eficaz é a temperada pelo amor dos pais.