.22 de Junho

 

Qual Jesus?

 

Leitura Bíblica: Lucas 24.13-34

 

“[Jesus perguntou:] Quem vices dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus” (Lc 9.20).

 

    Jesus é uma figura notória que tem significados diferentes para diferentes pessoas. Para uns, Jesus foi o primeiro hippie; para outros, foi o primeiro comunista, um profeta ou um grande estrategista. Até psicólogo e gestor de recursos em geral também ele tem diferentes significados: para uns, seu nome tem o poder mágico de abrir todas as portas; para outros, Jesus é como um amuleto que livra de todos os problemas; alguns o vêem muito distante de outros, sem perceberem talvez, acabam vendo-o quase que como servo, de quem se pode exigir o cumprimento de suas promessas. Todavia, para alguns, Jesus ainda é Senhor (aquele a quem eu me disponho a servir), Mestre (aquele de quem eu quero aprender), Deus (aquele diante de quem eu me curvo em adoração) e Salvador (aquele que me perdoa os pecados e transforma meu modo de viver e de ver a vida).

   Os dois discípulos que caminhavam de volta para Emaús no domingo de sua ressurreição também tinham conceitos diversos sobre Jesus: achavam que ele havia sido morto injustamente, que não agia mais, que seria alguém que resolveria os problemas políticos de Israel, mas não o percebiam em meio à sua tristeza. Jesus estava com eles, mas eles não o notavam. Seu Cristo era outro. Suas expectativas eram diferentes daquilo que Jesus havia se proposto a ser e fazer. Ao parar para uma refeição, ele então lhes mostra quem é e que veio, abrindo-lhes o entendimento e dando-lhes a compreensão.

    Jesus está presente em meio às nossas dores e tristezas, ele continua vivo e agindo, ele quis morrer por nós e, apesar de não estar comprometido em resolver todos os nossos problemas e caprichos, garante nos dar a graça de sua presença para vivermos a vida com a mesma determinação e firmeza com a qual ele mesmo viveu – por nós! Então, que Jesus é o seu? – WMJ

 

   Busque o Jesus real e viva uma vida normal.