12 Agosto

 

 Sob a influência

 

Leia-> Efésios 5:18-21

Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus (v.18).

 

    Dirigir um carro ou qualquer outro veículo sob o efeito de álcool e/ou drogas pode resultar em tragédia e – em menos consequência – uma multa. Dependendo do grau de comprometimento da coordenação mental e motora, a lei prevê punições de acordo com a situação específica, sejam elas: dirigir intoxicado, incapacitado de manobrar, dirigir sob a influência do álcool e drogas. Paulo instigou os cristãos em Éfeso, como seguidores de Jesus, a viverem sob outra influência . No livro de Efésios 5:18, o apóstolo Paulo disse: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês á desgraça...”

    Infelizmente, assim como hoje, embriagar-se era uma prática comum entre os povos dos tempos antigos. Um bêbado não tinha mais controle sobre suas palavras e ações. O apóstolo prossegue “...mas encham-se do Espírito de Deus”. O que ele quis dizer? Paulo dizia aos efésios que estar em Cristo significava ser controlado e influenciado pelo Espírito Santo.

     A gramática é útil neste caso. O termo “encham-se”, no idioma grego, é presente imperativo, Isso quer dizer que ser controlado pelo Espírito Santo era uma ordem aos efésios – deveria ser uma experiência contínua e diária. Paulo queria que a igreja de Éfeso vivenciasse a orientação, o controle e poder do Espírito, para viver por Jesus todos os dias. O encher-se com o Espírito gera vida e alegria interior através da adoração e agradecimento a Deus – não a destruição e morte trazidas pela embriaguez.

    Busquemos uma vida “sob a influência” do Espírito Santo. Ao permanecermos sob Seu controle, nossas palavras e ações influenciarão outras pessoas por Jesus.

-Marvin Williams