17 Agosto

 

Aprumados

 

Leia->Amós 7:7-9

O SENHOR me mostrou numa visão isto também: ele estava perto de um muro construído direito, a prumo, e tinha um prumo na mão (v.7).

 

      Na Itália, a Torre de Pisa, em Toscana é uma parada obrigatória para os turistas.  O campanário de oito andares completado em 1370 já foi reto. Hoje, porém, é inclinado. Em 1990, o eixo do topo da torre estava deslocado em quase cinco metros e havia o perigo de desabamento. A torre passou por 12 anos de intenso trabalho de estabilidade e – pela primeira vez desde o século 12 – parou de se inclinar. Em 2001, foi declarada “segura pelos próximos 300 anos”.

     Na terceira das cinco visões dadas a Amós, Deus aparece “...ele estava perto de um muro construído direito, a prumo, e tinha um prumo na mão” (7:7). Israel foi construída de acordo com este prumo. Apenas três meses após sair do Egito (Êxodo 19:1-2), Deus deu Seus mandamentos a Israel (Êxodo 20), para ser uma nação santa (19:6). Deus estabeleceu um padrão claro: “Sejam santos, pois eu, o SENHOR, o Deus de vocês, sou santo” (Levítico 19:2).

      Setecentos anos depois, Deus aprumou Seu povo para ser se ainda estavam retos (Amós 7:7). E, assim como a torre de Pisa, Israel estava severamente inclinada. Deus não podia ignorar o ângulo absurdo (v.8). Um muro que pode desabar precisa ser demolido (v.9).

     Deus deixou Seus padrões para nós em Sua Palavra. Devemos viver vidas santas e piedosas (1 Tessalonicenses 4:7-8; 2Pedro 3:11). Um dia, também nós seremos aprumados. E ainda assim, Deus é paciente conosco, pois Ele quer que nos arrependamos (Romanos 2:4-6; 2 Pedro 3:9,15). Mas não podemos nos acomodar com a Sua paciência. Pois haverá o tempo em que Ele dirá: “Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo. E nunca mais vou perdoar o meu povo” (Amós 7:8).

     Em que posição Deus o encontrará quando utilizar o Seu prumo em sua vida, reto ou inclinado?

-K. T. Sim