7 de Setembro

 

Parabéns!

 

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 2.1-4

 

Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus (Sl 33.12).

 

       Hoje é o aniversário do Brasil e seu mais importante feriado. Dia de hastear a bandeira, de cantar o hino nacional, de reafirmar nossa identidade como povo brasileiro. São sentimentos e atitudes bons e louváveis quando cultivam o amor pelo lugar em que vivemos e o povo ao qual pertencemos. "Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste", cantava Olavo Bilac. Para quem é Cristão, certamente o apelo ao amor por nossa nação terá ressonância. Não propriamente aquele amor-paixão que apenas se deslumbra com tudo que é verde e amarelo, mas o amor que deseja o melhor para o povo e a terra e se empenha em contribuir para que seja assim. Quanto à fé, não sei bem em que Bilac pensava, mas também aí há um forte apelo ao cristão: a fé não só no nosso amor, mas no de Deus, traduzido no evangelho. Este proporciona uma nova vida em Jesus, capaz de se contrapor com eficácia à desorientação generalizada que nos aflige, e nos capacita a interceder diante do Todo-Poderoso a favor do Brasil. Já o orgulho que Bilac prega anda em baixa, provavelmente refletindo um desvio de foco da fé para nós mesmos em vez de dirigi-la ao Criador. Para o cristão, vale aí o apelo de Paulo em 1Co 1.31: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".

      Para os mais idosos, o aniversário pode não ser tão festivo. Ele tende a lembrá-los apenas das glórias do passado e de que, afinal, estão ficando velhos. Talvez, diante dos graves problemas e da falta de saídas que se observam, a perspectiva de muitos em relação ao Brasil em seu aniversário também seja essa. Não seria uma postura boa. Melhor é ficar com a visão positiva do poeta, filtrada e enriquecida com o conteúdo sólido da Palavra de Deus. - RK

 

      Busque o bem de sua pátria com o amor de Deu e a fé no seu poder restaurador.