8 de Setembro

 

Cooperadores

 

Leitura Bíblica: Filipenses 1.3-11

 

Somos cooperadores de Deus (1Co 3.9).

 

       A Bíblica mostra aquilo que está no coração de Deus: missões, ou seja, o anúncio de seu amor ao mundo. A leitura de hoje mostra como Jesus chama todo cristão para ser cooperador nessa tarefa.

      Trata-se primeiro de cooperar com Deus, como diz o versículo-chave. Percebemos um imenso carinho nessa chamada para trabalhar com ele. Desde Adão Deus tem chamado obreiros, auxiliares, colaboradores e servos fiéis para a obra do seu reino. É uma grande honra ser cooperador de Deus, porque somos fracos, limitados e indignos em nós mesmos; mas Deus nos dá o necessário para ajudá-lo nesse serviço. O lugar em que essa cooperação se dá é antes de tudo a Igreja: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mt 16.18), corpo de Jesus Cristo. Isto é muito importante porque esta é a base em que o reino de Deus se expressa: se não iniciarmos na igreja, não o faremos em lugar nenhum. Ela também é a principal agência de amor, misericórdia, compaixão, graça e salvação onde estiver, e onde glorificamos a Deus da maneira mais clara e visível. Mas não basta apenas tomar parte ali; é necessário  que o cristão dê o seu testemunho onde estiver, glorificando a Deus através de seus atos. Assim, a cooperação atitude ocorre no nível dos irmãos: "Tenham uma mesma atitude uns para com os outros" (Rm 12.16). Ela se realiza com eles, em união fraterna e sincera - isso é básico em nossa fé -  mas também em relação a eles pela prática gentil e bondosa da doutrinação que ensina e corrige mutuamente. Finalmente, transborda  para fora pelo exercício da beneficência sábia, cuidadosa e discreta no mundo ao redor.

      É assim que podemos cooperar com Deus. É um elevado privilégio, uma edificante tarefa e um salutar   exemplo. Mas Jesus nos adverte: "O que vocês  deixarem de fazer a um destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo" (Mt 25.45). - EOL

 

       É cooperando com Deus e os irmãos que a vida cristã se torna real.