10 de Setembro

 

Semáforo

 

Leitura Bíblica: Provérbio 8.32-36

 

Como são felizes os que guardam os meus cominhos (Pv 8.32).

 

     Cuidado! O sinal virou vermelho!! Pisei no freio e, por um triz, evitei um possível acidente.

      O motorista responsável elimina as situações de risco obedecendo às sinalizações do semáforo, que é um orientador do tráfego de veículos. Lembro-me do professor Dr. Flamínio Fávero, nas aulas de Medicina Pastoral no Seminário Teológico, recomendando: "Respeitem o olho de César!" (do Estado), referindo-se ao sinal regulador do trânsito. Na vida em sociedade, é necessário um procedimento similar. Há preceitos e sinais que precisam ser respeitados para uma conduta digna e responsável , tanto na relação com Deus quanto no trato com o próximo.

     A fonte primário, geradora dos sinais que regem nossa vida espiritual - o semáforo de Deus - é a Bíblia, sua Palavra. Seus ensinos e advertências ajudam o homem na trajetória de sua vida terrena. Assim como acontece com o amarelo do semáforo, sinal de alerta ou atenção, a Escritura com freqüência adverte o homem para disciplinar sua conduta: Salomão afirma: "O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos" (Pv 5.21). Cuidado! A Bíblia diz que o Senhor vê e examina.

      O sinal vermelho representa a transgressão, o pecado. Acã disse. "Vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia... prata... ouro, e os cobicei e me apossei deles (Js 7.21). Acã não resistiu à tentação, ultrapassou o sinal.. e morreu.

      E o verde? É o sinal livre que nos permite avançar. Paulo diz aos colossenses: "Vivam de maneira digna do Senhor" (Cl 1.10).

     O semáforo de Deus, farol, sinal luminoso, sinaleira ou que outro nome tenha, indica a cada ser humano a possibilidade de transitar para uma vida de aprovação diante do Senhor. No entanto: Atenção! Cuidado quando o amarelo indicar o perigo iminente da tentação! Pare diante do risco que o vermelho do pecado representa! E, confiante, avance no verde da esperança para uma vida de felicidade com Deus. - CT

 

       Atento ao ensino da Palavra, o cristão caminha tranqüilo e feliz com Deus.