.12 de Setembro

 

Repouso

 

Leitura Bíblica: Lucas 10.38-41

 

Em verdes pastagens me faz repousar (Sl 23.2).

 

      Depois de servir a Deus por mais de 30 anos na tribo caiapó, no alto Xingu, o pioneiro inglês Horácio Banner encontrava-se num hospital em Belém do Pará. Foi operado de um rim canceroso e sobreviveu, mas teve de passar muitos dias em recuperação. Embora já com 60 anos, foi difícil para ele, pois era daquele tipo superativo. Depois testificou perante seus colegas que recebeu uma palavra do Salmo 23 com ênfase especial para ele: "Um dia, Deus me falou no meu leito que me fez repousar em verdes pastagens. Por força dessa cirurgia tive de parar, com mais tempo para ler a Palavra e refletir  sobre minha vida."

     Advertência semelhante foi a que Jesus deu na casa de Marta e Maria. De visita, percebeu que Maria desejava ouvir alguma palavra dele e não sugeriu que fosse ajudar sua irmã Marta. Esta se afobava com os preparativos para o jantar, tanto que procurou Jesus e o repreendeu por não havia mandado Maria ajudar. Marta poderia ter adiado essa atividade um pouco para também ouvir Jesus. Por isso Jesus imediatamente lhe ensinou a prioridade correta: "Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada" (v 41) - e deixou-nos uma preciosa  lição.

     Realmente, a nossa horinha com Deus, a de repousar em 'verdes pastagens', é talvez a mais atacada pelo inimigo de Deus Satanás não quer que ninguém medite na Bíblia e faz parecer impossível separar um tempo para ler, meditar e orar por nós e por outras pessoas. Faz com que os impressionemos com a urgência de cuidar de coisas que Jesus colocaria em segundo lugar: "Marta, Marta, você está preocupada e inquieta com muitas coisas." Temos que apreender a "repousar" interiormente para que nossa vida reflita a confiança tranqüila no Senhor em meio às atividades que sempre reclamam nossa atenção. Feliz aqueles que aprende a repousar antes que seja obrigado pelas circunstâncias, como no caso do "velho Horácio". - TL

 

        O ativismo nos impede de desfrutar o repouso que o Bom Pastor nos quer dar.