16 de Setembro

 

O desafio da viúva

 

Leitura Bíblica: Marcos 12.41-44

 

Todos deram do que lhes sobrava; mas, ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver (Mc 12.44).

 

      A história que lemos hoje se encontra na Palavra de Deus pela vontade soberana de Deus, e a preservação deste texto por obra do Espírito Santo é naturalmente para a sua aplicação em  nossas vidas. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios sobre o mesmo assunto, diz: "Deus ama quem dá com alegria" (2 Co 907). Por isso, sejamos gratos pelo exemplo daquela mulher pobre e viúva e o desafio que ela nos apresenta. Diante disso, desejo que você aceite o seu desafio.

      O que se percebe na atitude dela é que sua contribuição foi um sacrifício - deu do que faria falta à sua sobrevivência, isto é, tirou de si mesma para oferta a Deus. O que esta pobre viúva fez, não o fez para ser honrada, mas por amor ao Senhor. Ao contrário daquele jovem rico que não teve coragem de largar todas as coisas para seguir a Jesus (Mc 10.21-22), ela deu tudo o que tinha. Sua oferta foi feita porque amava a Deus e queria dar, mesmo com sacrifício. Como disse o rei Davi: "Não oferecerei ao Senhor, meu Deus, sacrifícios que não me custem nada"  (2Sm 24.24). A oferta da viúva foi feita por fé. Ela sabia a quem estava ofertando, sabia que a sua vida estava nas mãos soberanas do Senhor Deus e Pai. Por isso, não tinha que temer o futuro, fosse qual fosse a extensão desse futuro.

      Você já pensou que tudo o que temos nos vem do grande amor de Deus por nós? Contribuir, ofertar... não é só com dinheiro que se faz isto; mas agir como esta viúva - que nem nome tem - é ter a confiança de que tudo é dele, por tudo foi criado e  sustentado por ele. Suas dádivas são feitas com amor, como sacrifício suave ao Senhor? Experimente! Aceite o desafio dessa pobre viúva; olhe ao redor, abra seu coração, suas mãos e seu bolso... sinta a felicidade que existe em dar com alegria. - EOL

 

        Por que não entregar a Deus o que já lhe pertence de qualquer modo?