.18 de Setembro

 

Rio da vida

 

Leitura Bíblica: Apocalipse 22.1-6

 

O anjo me mostrou o rio da vida que, claro como cristal, flui do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.1).

 

      Os rios desempenham importante papel no estabelecimento do povos. É impossível viver sem água e, por essa razão, o homem se fixa na terra junto aos mananciais, rios e lagos.

      Com efeito, a História atesta esse fato: Londres é associada ao rio Tâmisa Paris ao Sena, Lisboa ao Tejo e São Paulo ao Tamanduateí. Muitos são os rios mencionados nas Escrituras, desde o que irrigava o Êden Gn 2.10), até o relatado em Apocalipse, o rio da vida, expressão simbólica usada como referência à eternidade. Foi de sua água que a mulher samaritana bebeu, quando, surpresa, acatou as palavras de Cristo: "Quem beber da água que eu lhe der, jamais terá sede" (Jo 4.6ss), abandonou tudo e, transformada, foi anunciar a Jesus. Os rios correm um risco que lhes afeta a existência. Refiro-me à contaminação de suas águas. Na Inglaterra, esforço conjunto das autoridades e do povo redundou na transformação do rio Tâmisa, despoluído e devolvido à vida útil. O velho Tietê, em São Paulo, vem sendo tratado já há muitos anos, mas, em boa parte se apresenta poluído e contaminado. Que contraste com o rio da vida, claro como cristal, brilhante, de águas puras, símbolo da graça e da suficiência do Cordeiro. Os rios da terra, em geral, correm para o oceano, levando sua carga de detritos e contaminação. Contrariamente, o rio da vida flui do trono de Deus e do Cordeiro (Jesus Cristo), como manancial de redenção e de satisfação espiritual.

      O espírito do homem que não foi tocado pela graça de Cristo é tal qual rio poluído, água corrente de pecados. Mas o homem transformado pela graça de Jesus assemelha-se ao rio da vida, purificado, limpo pelo sangue do Cordeiro de Deus.

      Qual é o rio da sua vida? De onde vem a água que vai saciar para sempre a sua sede espiritual? Lembra-se: Só Jesus Cristo satisfaz a sede do coração humano. - CT

 

      Rebeca a Jesus e beba hoje da água pura do rio da vida.