.20 de Setembro

 

Fale de Jesus

 

Leitura Bíblica: Atos 4.1-20

 

Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos (At 4.20).

 

      Às vezes somos incapazes de responder ás perguntas de alguém e pedimos um tempo para pensar; vamos estudar o assunto para dar uma resposta correta.

       É claro que Jesus nunca precisou desse tempo; aos doze anos, conforme conta Lucas, ele já respondia aos doutores no templo. O apóstolo Pedro precisou de algum tempo para ser ousado assim. Neste texto podemos ver o que ele aprendeu em sua convivência com o Mestre:

        Ele conseguiu vencer sua timidez. Alguns cristãos têm medo de falar de Deus aos pais, às autoridades, ás pessoas mais velhas em geral. Jesus não foi impedido por esse tipo de receio e aqui vemos Pedro respondendo com ousadia quando confrontado com a autoridade, pois estava "cheio do Espírito Santo", como diz  o verso 8; os membros do Sinédrio queriam intimidar os apóstolo, mas Pedro agora era poderoso em suas palavras e sabia como responder a eles. Ele refletia a verdade de Deus com mansidão, mas com autoridade (v 8-12), provocando a admiração dos líderes religiosos que reconheceram nas suas palavras e na sua ousadia que ele havia aprendido de Jesus. A calma e a firmeza com que respondeu às questões  dos sacerdotes, ao contrário, provocaram medo neles; agora eram eles que estavam com receio dos apóstolo, ao reconhecerem a autoridade de sua resposta.

       Em nossas conversas, se conhecermos bem aquilo sobre o que falamos, somos convincentes em nossas respostas. No entanto, quantas vezes somos tímidos para defender a nossa fé, as nossas convicções espirituais! Tememos mostrar aos outros  que  acreditamos na Palavra de Deus, que baseamos nossa fé naquilo que o Espírito Santo fez registrar na Bíblia. Como Pedro, é preciso dar lugar ao Espírito Santo e enfrentar o mundo e suas ciladas com a certeza de que Jesus é a resposta de que todos precisamos em nossa vidas. - EOL

 

   Não tenha medo, fale de Jesus para os outros.