30 de Setembro

 

Primeiro o reino de Deus

 

Leitura Bíblica: Mateus 6..28-34

 

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33).

 

      Quem busca o reino de Deus em primeiro lugar na vida, busca o quê? É certo que todos nós, conscientemente ou não, temos nossas prioridades. E essas prioridades costumam estar ligadas aos interesses do nosso bem-estar. Pensamos numa profissão rendosa, na boa vestimenta, em comer bem, na boa casa e, acima de tudo, na nossa liberdade financeira. Tudo que não se enquadra nessas preferências costumamos deixar para depois, mesmo se forem princípios valiosos e eternos.

     O egoísmo, tão típico de nós, é um poder que nos leva a trocar valores eternos por coisas de pouco valor e passageiras. Não foi só Esaú que trocou a seu privilégio de filho mais velho por um prato de lentilhas. Milhares têm seguido por esse caminho de preferir as coisas imediatas. É necessário parar para refletir e compreender que o conteúdo, a essência,  deve sempre estar acima da forma.

     Jamais devemos torcer os princípios  da Palavra de Deus, adaptando-os ao sabor das nossas paixões. Nós, sim, é que precisamos submeter-nos por inteiro às Sagradas Escrituras e permitir que moldem o nosso caráter e a nossa personalidade. Quando isso acontece, começamos a viver de acordo com o que é correto e não apenas por aquilo que o nosso egoísmo procura impor. O resultado é a bênção de Deus sobre a nossa vida. Confirmando os nossos passos, esforços e decisões. O reino de Deus em primeiro lugar significa orientar a vida pela dinâmica do amor, do altruísmo, da dignidade, da moralidade, da justiça, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio. Sendo assim, o reino de Deus não é algo futuro, mas presente. Com razão afirma então o Senhor Jesus Cristo que "o reino de Deus está dentro de vós" (Lc 17.21 ARA). - HM

 

       Quando a prioridade é o reino de Deus, e resultado é paz.