16 de Novembro

 

Imagens de amor

 

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13

 

Passo agora a mostrar-lhes um caminho... excelente (1Co 12.31).

 

        O amor de que Paulo fala é expresso pela palavra grega agape, que significa dar-se ao outro; ela é usada para definir a essência do amor divino como único, totalmente diferente do amor humano. Paulo mostra isto de três maneiras:

        1. Uma vida brilhante, porém, destituída de amor - (versos 1.3): "ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, ainda que conheça todos os mistérios, ainda que distribua todos os meus bens... se não tiver amor, nada serei". Paulo está dizendo que, apesar de ter eloqüência, conhecimento e generosidade, se não tiver amor não será nada; será somente barulho, somente um aproveitador.

      2. Uma vida bonita, quando enriquecida pelo amor - (versos 4 a 7): percebemos a bênção desta realidade em quinze expressões de natureza divina: " é paciente. benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". O amor é sempre amável, gentil, bondoso; nunca é invejoso, intolerante, rude, grosseiro, violento, egoísta, ressentido, rancoroso, malicioso; nunca se alegra com o mal, mas sempre com o que é bom; suporta, acredita, agüenta, tolera, espera pacientemente todas as coisas.

        3. Uma vida gloriosa, quando nela reside o amor - (versos 8 a 13): "O amor jamais acaba..." O amor jamais definha, porque é eterno, jovial, progressivo. Como a personalidade humana adulta, vinda da infância, amadurece com nova visão, com novas perspectivas, mediante as bênção de Deus. Somente o seu amor oferece a cada momento um novo enriquecimento.

      Como cristão, são estas as coisas que devemos buscar. Ore para ser revestido de tais bênçãos, a fim de viver uma vida cristã plena. - EOL

 

       Quando vale o amor de Deus para você?