23 de Novembro

 

Comportamento

 

Leitura Bíblica: Mateus 5.14-16

 

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganado-se a si mesmos (Tg 1.22).

 

       Faça o que eu digo e não faça o que eu faço. Este é um ditado popular muito conhecido e praticado. Na verdade, as palavras e as ações precisariam andar de mãos dadas. Outro ditado popular diz: "Um exemplo diz mais que mil palavras!"

      Os acontecimentos atuais têm produzido uma visão distorcida da verdade. Muitas vezes, quem deveria proteger provoca insegurança. Aqueles que deveriam ser líderes de um progresso cultural ético e econômico freqüentemente demonstram improbidade e desonestidade. Muitos dos que deveriam anunciar que o Reino de Jesus "não é deste mundo" (Jo 18.36), caem na tentação de prevalecer neste mundo, ensinando lições contrárias das que Jesus ensinou quando disse: "Não acumuleis para vocês tesouro na terra..." (Mt 6.19). Em lugar de edificar o Reino de Deus, edificam o seu próprio.

     Qual tem sido nosso comportamento? Jesus diz que é por meio do nosso comportamento que as pessoas glorificarão o Pai celeste. A atitude de uma luz é brilhar e clarear. Nos dois casos é visível a ação da luz. Até que ponto o brilho de nossa luz tem atraído pessoas a Jesus? Ou até que ponto a claridade da nossa luz tem ajudado as pessoas que nos rodeiam a encontrar o real sentido da vida?

     É tempo de refletir o que temos feito até aqui, se escondemos a luz debaixo de uma vasilha ou a colocamos bem alto para sermos uma bênção às pessoas que estão à nossa volta. Se Deus colocou você em lugar de destaque na empresa, na escola, no bairro e na vizinhança, certamente o fez a fim de que vidas sejam resgatadas graças ao brilho da sua luz. Lembra-se: você foi chamado para ser luz e, como tal, refletir a imagem de Deus e clarear o mundo por meio das suas ações. Não dá para testemunhar de Jesus somente com palavras: é preciso viver também. - VK

 

  O melhor testemunho é o comportamento do cristão.