1º de Dezembro

 

Adorador

 

Leitura Bíblica: Neemias 12.27-29

 

O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras... (Is 29.13).

 

      Na peregrinação de Israel pelo deserto os levitas armavam suas tendas em volta do Tabernáculo, o local da presença de Deus entre o povo (Nm, pois eram  tribo sacerdotal que cuidava dele e o protegia de profanação. Não tinham funções militares: o serviço sacerdotal não era parte da vida dos levitas, mas sua própria vida. Na divisão da Terra Prometida entre as tribos, a herança de Levi não foi um território, mas "o SENHOR, o Deus de Israel, é a herança deles" (Js 13.33). Assim, a tribo vivia em muitas cidades e seus arredores por toda a Terra Prometida (Nm 1.2, 7-8).

      Na leitura se destaca a participação dos muros reconstruídos de Jerusalém, porém suas vidas de adoração iam muito além da música, tal como também suas vidas com as nossas vidas hoje. Música é uma maravilhosa maneira de adorar a Deus, mas não é a única. Adorar e servir a Deus é estar perto dele, armando as barracas de nossas vidas perto dele e nos mantendo ali em nossa caminhada diária. Adorar e servir a Deus não se limita a rituais nem a determinados locais ou momentos, mas é um estilo de vida de relacionamento e intimidade com ele.

       O homem, porém, é capaz de atingir sozinho o padrão de pureza e santidade de Deus. Por isso Jesus veio como sacerdote perfeito e permanente, sendo ele mesmo o sacrifício (Hb 7.22-28). É o único que pode purificar-nos do pecado e transformar nossa vida. Aproximando-nos de Jesus pela fé tornamo-nos sacerdotes, passamos a ser "levitas" (1Pe 2.4-5), não apenas como função, mas em nosso coração. E a herança que recebemos ao nos apegar a Jesus é estar junto de Deus e desfrutar da alegria e transformação em todos os territórios de nossa vida aqui e também nos arredores, ou seja, naquilo que vai além da nossa existência neste mundo. - CE

 

   Adorar a Deus é antes de tudo estar junto dele.