4 de Dezembro

 

Podium

 

Leitura Bíblica: Salmo 103.8-18

 

O seu amor eterno está com os que o temem (Sl 103.17).

 

        Vencer... subir ao podium... ser o primeiro nas competições e embates da vida é uma singular experiência que exige esforço, talento e dedicação. Traz alegria e satisfação não só aos esportistas, estudantes e cientistas, mas a quantos buscam o sucesso.

       Há também primazias que nada nos custam. Exemplo: a primogenitura, que concedia bênção e privilégios especais ao primeiro filho. Por tal razão, os gêmeos Esaú, o primogênito, e Jacó viveram sério conflito. Queriam a bênção de Isaque (Gn 27). Nossa memória registra algumas experiências da vida que, por terem sido inéditas, tornaram-se marcantes: assim, a primeira bola, a primeira boneca, a primeira escola, o primeiro diploma... mais tarde o primeiro emprego, a primeira declaração de amor... e por aí vai.

     Com Deus há uma situação distinta. A Escritura mostra que na relação com o homem a espontaneidade e o amor são iniciativas divinas. Retribuímos o que recebemos. "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro" (1Jo 4.19).

      No Sermão do Monte, Jesus enfatiza a necessidade de sabermos exercer o nosso sentido de prioridade. Ele diz: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça" (Mt 6.33). Esse desejo de comunhão com Deus na vida deve ser permanente e nunca transitório ou eventual, para que não ocorra conosco o que sucedeu com a Igreja de Éfeso, que foi exortada: "Contra você... tenho isto: você abandonou o seu primeiro mor" (Ap 2.4). Os efésios deixaram os caminhos nos quais foram instruídos e receberam expressa recomendação para o retorno à prática e ás obras que haviam abandonado.

       Você quer o sucesso na vida espiritual? Pois bem! Deus tem de ser o primeiro. Corresponda ao amor que Jesus lhe tem, colocando-o em primeiro lugar no seu coração. Reverencie a Deus. Seja um filho temente ao Pai Celeste. A recompensa que você vai receber no podium de sua alma é o amor eterno de Deus ministrado aos fiéis que o temem. - CT

 

      A reverência e o amor a Deus colocam Cristo em primeiro lugar na vida.