11 de dezembro

 

Ele sabe

 

Leitura Bíblica: Salmo 139.1-24

 

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl 139.7).

 

      Você chegou a ler o livro "1984" de George Orwell? Trata-se de um clássico que conta uma história fictícia na qual um "grande Irmão" tudo vê e tudo controla. Se leu, talvez tenha compartilhado o mesmo que senti: uma terrível angústia de alma ao acompanhar as agrura dos personagens.

      Por outro lado, o salmo 139 diz que Deus sabe absolutamente tudo sobre todos; que em todo tempo conhece não só minhas ações mas também pensamentos; não há qualquer hipótese de que algo ao alguém me esconda de sua vista. Ele me sonda e conhece mais que eu mesmo posso conhecer-me. Ao ler este salmo, longe de sentir-me acuado ao desrespeito por uma espécie de "Grande Irmão" que pode vigiar-me o tampo todo, sinto conforto, aceitação e proteção. Por que esta diferença de sentimentos?

     Por causa da paz que tenho com Deus, por intermédio de Jesus Cristo. Se assim não fosse, seria péssimo saber que não tenho como me esconder, muito pior que a situação dos personagens de Orwell, inclusive porque não seria ficção. Mas tendo certeza do seu amor e misericórdia , sinto-me confortado, entendendo que o Pai amoroso me conhece pessoal e individualmente, me ama, guarda por todos os lados e jamais tira seus olhos de mim. É maravilhoso saber que ele mantém a seu mão sempre sobre mim. Longe de ser uma constatação aterrorizante, para quem tem paz com Deus este salmo é reconfortante, um convite a descansar no cuidado de Deus. Porque posso chamá-lo de Pai, saber que ele sabe faz toda diferença. Mas é também um convite a deixa-se sondar por este Pai bondoso; se há algo em mim que o desagrada, só terei benefícios em permitir que identifique o que há de mau e que me dirija pelo seu caminho. Se é bom ou ruim ter certeza de que Deus sabe e vê tudo a seu respeito só depende do seu relacionamento com ele; e Jesus Cristo é o único meio de ter paz com Deus. - MHJ

 

      Submeta sua vida a Deus. Ele é o Pai amoroso que corrigirá você para o seu próprio bem.