27 de Dezembro

 

Provação

 

Leitura Bíblica:  Jeremias  20.7-10

 

Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado (Jr 20.7).

 

      Você alguma vez já se sentiu enganado? É uma experiência muito dolorosa. A gente se sente traído. Quebra a confiança. Aquilo destrói amizades e relacionamentos. Cria desconfiança e por vezes até inimizade. Seja como for, ser enganado sempre deixa marcas, mesmo se tentarmos ignorar o fato. No nosso texto de hoje vemos o profeta Jeremias abrindo o seu coração diante do Senhor. Ele sente-se enganado. Seu coração está pesado. Ele vem de um ministério difícil. Deus o havia chamado para pregar ao povo de Israel acerca do juízo que estava por vir sobre aquela nação que se afastara dele. Mas seu ministério não trouxe o que ele esperava. Ele queria ver o seu povo se arrependendo e se voltando para o seu Senhor. Nada disso aconteceu. Por mais que ele falasse, ninguém o atendia. Seu caminho se tornava cada vez mais espinhoso. E ali surgiu a provação: será que era este mesmo o caminho que o Senhor queria para ele? É este, de fato, o caminho certo? Será que faz sentido continuar fiel no trabalho? Em parte alguma a sua palavra foi aceita. Sequer suas muitas lágrimas surtiram algum efeito. Tudo o que ele experimentou, tudo o que anunciou até então só trouxe deboche. Todos o ridicularizavam. Seu ministério era motivo de piadas. Agora ele vem e põe-se diante do Senhor e diz: "Eu me sinto enganado por ti. Tu me convenceste para te seguir e servir. Eis que tudo o que eu esperava deu em nada. Chega, Senhor". Você conhece isso também? Esta, na verdade, é a provação de todo aquele que vive com Jesus. Ás vezes parece mesmo que ele não se importa conosco. Gostaríamos de experimentar como o Senhor transforma situações e pessoas, mas muitas vezes nada acontece. E aí vem a luta. Será que o Senhor me enganou? Será que a minha fé está errada? Não. O Senhor é fiel. Importa que o sigamos. A seu tempo Ele cumprirá o que prometeu. - LS

 

      "Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro" (Jr 20.11).